sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PARTICIPE! DIVULGUE! MOBILIZE!


Movimento de Mulheres na 5ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres de Porto Alegre - Dias 19 e 20 de agosto - na Câmara de Vereadores.


Tendo como objetivo promover a reflexão sobre estratégias de garantia dos direitos da mulher nas políticas públicas e ações dos governos, nas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na Camara Municipal de Porto Alegre a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.  O Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre, juntamente com a Coordenação Municipal da Mulher da Prefeitura  convocam esta conferência, que integra a III Conferência Nacional, convocada pela Presidenta da República e pela Secretarai Naiconal de Política spara as Mulheres.

O tema central da conferência será autonomia e enfrentamento à violência contra as mulheres, tendo como meta a conquista de um Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência, cujo projeto está pronto mas ainda não foi implementado. A programação desta conferência municipal inicia às 18 horas do dia 19 e se estende ao dia de sábado, com sessões plenárias e trabalhos de grupo. A professora Jussara Prá, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fará a Conferência de Abertura abordando as Políticas para Mulheres no Brasil de Hoje. Está confirmada a presença do prefeito José Fortunatti e de outras autoridades na sessão de abertura.

O debate deverá ter como referência o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, aprovado em 2007, no qual estão previstas ações voltadas à igualdade entre homens e mulheres e ao exercício da cidadania, fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres . Em Porto Alegre está posta ainda a meta de reorganização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que se encontra desativado, dando-lhe nova composição e condições de atuar de acordo com a lei.

A etapa estadual desta conferência ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro na capital gaúcha, e a nacional de 12 a 14 de dezembro em Brasília. A partir das etapas municipais e estaduais é que será criada uma plataforma com propostas e avaliações de políticas públicas, a serem apresentadas em dezembro na 3ª CNPM, a qual incidirá diretamente na definição das prioridades para o III PNPM com vigência a partir de 2012.

Daí a participação das mulheres de diferentes segmentos da sociedade ser de extrema relevância nestas conferências, em todas suas etapas, do local ao nacional, pois somente ela garante a transversalidade e legitimidade das políticas, partindo do pressuposto de que todas as propostas devem contemplar as diferentes dimensões da sociedade: socioeconômicas, étnico-raciais, geracionais, orientações sexuais, culturais e políticas, entre outras. Este processo é fundamental para refletirmos, debatermos e avaliarmos, na perspectiva das mulheres, um modelo de desenvolvimento que contemple os compromissos com as demandas das brasileiras e pelo fim das injustiças. Este é o momento de darmos voz às demandas sociais de nossa região e de nosso entorno. 

Compõem a atual coordenação do Forum Municipal da Mulher: Coletivo Feminino Plural (Telia Negrão), Maria Noelci Homero (Maria Mulher Organização de Mulheres Negras), Beth Valdez (Movimento Marlene Carneiro), Eloa MUniz (Academia Feminina de Letras do RS), Rosmari Castilhos (Ile Mulher).

Mais informações: forummunicipaldamulherpoa.blogspot.com -  - Fone 32215298

Nenhum comentário:

Postar um comentário