quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Violência contra a mulher em Porto Alegre: uma média de 60 casos ao dia


Vera Daisy Barcellos*


Sessenta casos de pedidos de medida preventiva ao dia são acolhidos no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da capital gaúcha.A informação foi repassada  pela coordenadora do Fórum da Mulher de Porto Alegre, Telia Negrão, quando da abertura da 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres  realizada, sexta-feira, 19, na Câmara Municipal dos Vereadores. Ela também chamou atenção para o excessivo número de processos relacionados à Lei Maria da Penha, cerca de 20 mil, em tramitação no mesmo Juizado. E destacou ser prioritário nas ações do Executivo Municipal a criação de um Centro Municipal de Referência para atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência.

A  solenidade de abertura, além da coordenadora do Fórum,  reuniu o  prefeito José Fortunati, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, a presidenta da Câmara Municipal, Sofia Cavedon,  a Coordenadora  Municipal da Mulher de Porto Alegre, Angela Kravczyk e  a representante  da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres –SPM,  Eunice Lea de Moraes.

O evento foi organizado pelo Fórum Municipal de Mulheres de Porto Alegre  e Coordenação Municipal da Mulher da Prefeitura Municipal. Os debates abordaram  temas como enfrentamento à violência, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, participação política e empoderamento, autonomia econômica e financeira, cidadania, comunicação e garantia de direitos. As demandas formuladas serão encaminhadas à 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres “Enid Bakes” a ser realizada nos 21 a 23 dc Outubro de 2011.


* Jornalista diplomada Reg. Prof. 3804.
Assessoria de Imprensa da Rede Feminista de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário